Estudo indica que Brasil é um dos países com menor índice de felicidade no trabalho; empresa mineira discute o tema e traz especialistas no assunto para mudar a forma como empresas enxergam o tema

 

Em um mundo onde a saúde mental, o bem-estar e a felicidade no trabalho tem se tornado uma preocupação crescente, a FeliciStart surge como uma iniciativa diferente e necessária. O The Happiness Index, elaborado a partir de dados de 23 mil funcionários de empresas baseadas no Brasil, aponta que o índice nacional de felicidade é de 7,3, contra 7,6 globalmente. Essa realidade alarmante evidencia a urgência de um olhar mais atento para o bem-estar no ambiente corporativo.

Uma pesquisa da InfoJobs realizada em setembro deste ano, também mostra que 90% dos profissionais brasileiros consideram trocar de emprego devido a questões relacionadas à saúde mental e à satisfação no trabalho. Isso reforça a importância das empresas investirem em um ambiente que priorize a felicidade de seus colaboradores, já que a satisfação no trabalho está diretamente ligada ao desempenho. Além disso, colaboradores felizes tendem a ser mais engajados e produtivos, criando um ciclo virtuoso que beneficia tanto os funcionários quanto as organizações.

Nesse contexto, nasceu a FeliciStart, fundada em 2023 com a missão de levar leveza e felicidade para todos, incluindo os ambientes de trabalho. Idealizada por Luiza Vidigal, Everton Lima e Lorena Villar, e com a recente entrada de Érika Nahass, a empresa nasceu do desejo de transformar a experiência laboral, tornando-a mais satisfatória e humana. “Apenas 23% das pessoas estão satisfeitas em seus ambientes de trabalho, o que consideramos inaceitável, visto que passamos tanto tempo nessas organizações”, afirmam os fundadores.

A equipe por trás da FeliciStart
A diversidade de formação e experiências da equipe da FeliciStart é um de seus grandes diferenciais. Luiza é engenheira de produção com uma vasta experiência em grandes empresas e é certificada como Chief Happiness Officer. Everton traz sua expertise como comediante e professor de inovação, enquanto Lorena, também Chief Happiness Officer, pedagoga, especialista em psicologia organizacional e já atuou na gestão de performance social na mineração. Érika, mestre em engenharia de produção e com um forte background em gestão de pessoas, completa o time, oferecendo uma perspectiva única sobre a comunicação não violenta e a resolução de conflitos.

O que a FeliciStart oferece?
A FeliciStart atua com uma variedade de serviços, incluindo palestras, workshops, treinamentos e mentorias focadas no bem-estar dos colaboradores. Além disso, realiza diagnósticos para entender as necessidades específicas das empresas em relação à felicidade corporativa e auxilia na criação e acompanhamento de um plano de felicidade e bem-estar corporativo. “Nosso objetivo é criar ambientes de trabalho mais leves e felizes, utilizando como base as ciências e pesquisas em felicidade unidas às forças de cada um e a descontração como ferramentas para o engajamento”, explica a equipe.

Com um time apaixonado por pessoas e comprometido com a promoção da felicidade, a FeliciStart busca expandir sua atuação, embora atualmente esteja concentrada principalmente na região metropolitana de Belo Horizonte.

Fontes: Lorena Villar, Everton Lima, Luiza Vidigal e Érika Nahass, idealizadores da FeliciStart. @felicistart

 

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários