Com uma equipe transdisciplinar, o Centro Especializado Nossa Senhora D´Assumpção – CENSA, oferece uma proposta diferenciada de atividades especiais que promove, além de cultura, a inclusão, com oficinas de arte como música, teatro e artesanato; instituição recebe educandos de diversas partes do país

 

Quem nunca ouviu falar que a arte é transformadora e libertadora? Foi pensando assim que o Centro Especializado Nossa Senhora D´Assumpção – CENSA colocou à prova essa ideia tão conhecida no mundo todo como modalidade recreativa e de tratamento para pessoas com deficiência intelectual. Há 54 anos, o CENSA Betim promove oficinas de teatro, música e artesanato com forma de desenvolvimento dos educandos, mostrando a eles que não existem barreiras ou impossibilidades para quem utiliza a arte como meio de expressão.

Mais do que incluir a diversidade socialmente, as artes abrem novas possibilidades de expressão para quem muitas vezes não teve esses recursos explorados antes. Além das palavras, eles passam a usar o corpo, a musicalidade e as obras artesanais para representar seu próprio mundo. Na oficina de teatro, por exemplo, é a hora de soltar a imaginação. Os ensaios feitos coletivamente possibilitam os educandos trabalhar a socialização além de desenvolver em cada um deles, diferentes habilidades a partir de exercícios como: aquecimento vocal, concentração, sensibilização, desinibição, trabalho em equipe, dentre outros. Já oficina de artesanato, os monitores buscam estimular a capacidade criativa, a coordenação motora, e o desenvolvimento de habilidades específicas do indivíduo de acordo com as potencialidades de cada um. Na musicoterapia, a música é trabalhada em um contexto clínico, educacional e social para a promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos atendidos. Um processo conduzido processo por uma profissional qualificada que utiliza elementos constituintes da música. Todas as atividades são formas de fomentar e aprimorar a coordenação motora, o cognitivo além de também de promover a interação social.

Para a mestra em psicologia e diretora do CENSA Betim, Natália Costa, as atividades culturais são de valiosos estímulos para as pessoas com deficiência intelectual. “É muito gratificante ver os resultados que essas atividades do nosso projeto cultural causam em cada um aqui dentro. O acesso às artes possibilita a eles ter confiança. E algumas atividades simples do cotidiano, que antes pareciam impossíveis, depois dessas habilidades de corpo com a mente desenvolvida, eles se sentem muito mais confiantes para realizar”, descreve Natália. Além das oficinas de arte, o lugar oferece escolaridade com práticas esportivas adaptadas e inclusivas como equitação, atletismo, futebol, natação, basquete e bocha, desenvolvendo ao máximo as potencialidades de cada educando, em um ambiente familiar e integrado à natureza.

Com atendimento particular, o CENSA cumpre a missão de apoiar e garantir o a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual. Para dar todo o suporte e orientação necessária, o centro possui uma equipe multidisciplinar que conta com psiquiatra, clínico geral, psicóloga, enfermeira, nutricionista, farmacêutica, musicoterapeuta, fisioterapeuta, pedagoga e fonoaudióloga. A instituição oferta diferentes modalidades de atendimento.

Serviço:

CENSA BETIM

Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção

Endereço: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N | Betim – MG

Telefone: (31) 3529-3500

E-mail: contato@censabetim.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários