Um dos blocos mais tradicionais de BH, em 2019 usará o destaque e a visibilidade do carnaval
para conscientizar os foliões a aproveitarem a festa de forma segura e divertida

Desde 2017 o Baianas Ozadas utiliza da sua força no carnaval para chamar a atenção de foliões à uma causa social, mobilizando campanhas de arrecadação de fundos entre outras ações. Foi assim com a APAE-BH no último carnaval, com a Santa Casa de Misericórdia, e em 2019 não seria diferente. Depois de um começo de ano marcado por uma sequência de tragédias, o bloco ergue a bandeira de solidariedade usando a maior festa cultural do país para dar voz a campanha de prevenção, detecção e acompanhamento da infecção do vírus HIV. É que neste ano, a iniciativa apoiada pelo Baianas será o Projeto Ammor, idealizado e comandado pela médica holandesa Dra. Irene Adams.

O Projeto Ammor existe em Belo Horizonte desde o ano de 1988, e é uma entidade pioneira e especializada no acompanhamento do vírus da AIDS e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre crianças e jovens em situação de rua. Trabalhando como uma clínica ambulatorial referência entre a população em risco social oferecendo atendimento médico como enfermagem, pronto atendimento, check up, planejamento familiar, ginecologia, psicologia clínica, nutrição, além de intervenções educativas entre os jovens e capacitação dos educadores.

Para o grande desfile de carnaval, a organização do bloco planeja a realização de ações com o objetivo de alertar os foliões sobre os riscos das DST’s, fazendo distribuição de preservativos, folhetos informativos e divulgando o trabalho da Dra. Irene de forma descontraída e animada. A iniciativa promete entrar no clima do carnaval e alcançar a atenção e interação do público quanto a importância da campanha.

Além das ações de conscientização, o Baianas Ozadas disponibilizou um espaço especial para a médica Dra. Irene Adams em seus ensaios e desfile do bloco para a venda de canecas personalizados do projeto Ammor. Com estampas criadas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga, os produtos sociais que tem como objetivo arrecadar fundos para manutenção de seu trabalho.

Desfile do Baianas

Com o tema “Avisa lá! Baianas Ozadas vai de Olodum, BH!” o desfile apoiado pela Skol será realizado na segunda-feira de carnaval, dia 04 de março, com concentração marcada a partir das 09h. O percurso inicia na Av. Afonso Pena, próximo da Igreja São José, e finaliza no final da tarde na Praça da Estação. Em 2018, o bloco arrastou mais de 650 mil foliões atrás do trio, e para este ano a folia promete ser ainda maior já que os ensaios de verão estão a todo vapor. A agenda completa do Baianas Ozadas está disponível nas redes sociais oficiais do bloco.

Facebook: http://www.facebook.com/baianasozadas

Instagram: @baianasozadas

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários