No CENSA Betim, o atendimento aos educandos é feito pelo Dr. Maikon Millen da Costa, fisioterapeuta e
especialista no atendimento a pacientes neurológicos e Método Mckenzie

A Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, na média complexidade e alta complexidade. No CENSA Betim (BR-381, 494 – Jardim Petrópolis, Betim – MG), instituição que referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, a fisioterapia atua preventivamente através de avaliações individuais que identificam os fatores de risco de acordo com o perfil, idade e histórico do paciente. Esse atendimento é dado com o apoio do Dr. Maikon Millen da Costa, fisioterapeuta do CENSA e especialista no atendimento a pacientes neurológicos e Método Mckenzie. Ele atua com a maioria dos educandos da instituição.

De acordo com o Dr. Maikon Millen da Costa, a fisioterapia atende muito bem na questão da prevenção. “Ainda é muito comum a visão de que a fisioterapia se trata apenas de um processo importante para reabilitação de lesões ou de pós-operatório, auxiliando na recuperação de movimentos e funções do paciente. Em uma abordagem voltada à promoção da saúde, é imprescindível que a fisioterapia também foque os seus esforços na prevenção, proporcionando qualidade de vida a diversos perfis populacionais”, disse.

Maikon Millen da Costa diz que o profissional, primeiramente, faz uma avaliação do paciente. “O princípio da atuação do fisioterapeuta na prevenção é realizar uma avaliação minuciosa do indivíduo de forma a identificar possíveis fatores de risco e adaptar os exercícios de forma a evitar a ocorrência de lesões, principalmente nas populações de risco como idosos e esportistas. A adoção da fisioterapia como um método preventivo, é uma aliada essencial para garantir entre outras atuações a saúde do trabalhador, para a promoção da saúde na terceira idade, para a prevenção de lesões e a melhora no desempenho dos atletas e a para a saúde da mulher”, completa.

Terceira idade

Dentro da prevenção, Maikon Millen da Costa lembra que na terceira idade a fisioterapia atua objetivamente. “Com esse público, a fisioterapia atua com exercícios físicos e respiratórios com os objetivos de melhora da função, melhora da força muscular, melhora da capacidade cardiorrespiratória, melhora do equilíbrio e prevenindo ou retardando complicações decorrentes do envelhecimento. Os principais benefícios da adoção de um programa preventivo para pessoas com mais de 60 anos, envolvem melhora de quadros de fraqueza muscular, estabilização de quadros de degeneração articular, melhora em quadros de dor e cansaço, melhora da agilidade, da mobilidade, do equilíbrio e da independência funcional”, explica.
No esporte a fisioterapia atua prevenindo que o atleta se lesione, melhorando assim seu desempenho e rendimento nos treinos e em competições. Entre os praticantes de atividades esportivas, o trabalho de prevenção deve ser feito por um fisioterapeuta habilitado e que conheça a fundo o esporte que seus pacientes praticam. Com este conhecimento, ele será capaz de avaliar os pontos principais e individuais que podem gerar lesões a curto, médio ou longo prazo.

Atendimento no CENSA

Na instituição, dado o perfil heterogêneo dos educandos, o fisioterapia atua preventivamente realizando avaliações individuais que identificam os fatores de risco de acordo com o perfil, idade e histórico, diz o Dr. Maikon Millen da Costa. “Além disso, posteriormente cria-se a conduta terapêutica individual para cada indivíduo tendo como base a avaliação e o foco não só na reabilitação, mas também na prevenção. Os principais resultados alcançados são a melhora da qualidade de vida, melhora na independência funcional, prevenção de complicações cardiovasculares, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, prevenção de contraturas e deformidades, melhora da postura e da consciência corporal e melhora do equilíbrio”, diz.
O Dr. Maikon Millen da Costa, ainda lembra que na atuação de prevenção da saúde, a equipe multidisciplinar no CENSA Betim faz a total diferença. “Vale salientar a importância de uma equipe multidisciplinar. No CENSA, por exemplo, tem uma equipe composta por profissionais de psicologia, educação física, nutrição, musicoterapia, psiquiatria, pedagogia e enfermagem, que presta contribuição essencial na promoção e prevenção da saúde dos nossos educandos”, concluiu.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários