Parceria entre plataforma mineira de streaming e festival vai premiar três argumentos com direito a consultoria da multipremiada roteirista Sabrina Fidalgo

Até o dia 22 de setembro estão abertas as inscrições para o Prêmio Cardume-Cabíria que busca valorizar o protagonismo feminino no cinema brasileiro. A iniciativa surgiu da parceria entre a plataforma mineira de streaming para curtas nacionais, Cardume, e o Cabíria Festival, que anualmente promove encontros em diversos formatos para incentivar a atuação de mulheres dentro do universo do cinema no Brasil.

Luciana Damasceno, bailarina, atriz, roteirista e co-fundadora da Cardume, explica que serão selecionados três argumentos de qualquer lugar do mundo, desde que escritos em português. “O nosso objetivo é estimular a criação de obras feitas por mulheres(cis e trans) e pessoas não binárias, desde a criação da história até o roteiro final do filme. Nosso time de curadores irá escolher as três histórias que se destacarem para receber um incentivo simbólico no valor de 200 reais, além de uma consultoria completa com uma especialista no assunto, a premiada roteirista Sabrina Fidalgo para desenvolvimento do roteiro”, revela.

Consultoria com roteirista é destaque na premiação

Para os amantes do cinema nacional, a roteirista Sabrina Fidalgo é uma das grandes inspirações. A diretora e roteirista carioca coleciona prêmios e obras reconhecidas mundo afora e está listada como oitava cineasta mais promissora ao redor do mundo, de acordo com a publicação norte-americana BUSTLE. “Uma das grandes oportunidades para quem participar dessa edição do prêmio será o bate-papo com essa artista que já produziu e levou suas obras para o mundo todo. Como uma das principais figuras femininas do meio, ela vai analisar os projetos selecionados e passar seu conhecimento de anos para que outras mulheres possam trilhar esse caminho, além de ajudar a valorizar nossa participação em um território que ainda precisa de mais diversidade”, diz Luciana.

Premiação

Os ganhadores serão divulgados no Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, edição 2020, com data a ser divulgada o site da Cardume. O evento que também possui o foco de valorizar as mulheres no cinema, acontecerá em novembro, no formato digital com uma programação completa de mostras, debates, oficinas, dentre outras atrações, além do anúncio das grandes vencedoras do Prêmio Cardume-Cabíria.

Para se inscrever ou obter mais informações, basta acessar:

cardume.tv.br/premio-roteiro-cardume-cabiria

Fonte: Luciana Damasceno, bailarina e atriz formada pelo Palácio das Artes. Professora, coreógrafa e roteirista de cinema, com foco em curta-metragem. Coordenadora da Filme Pingado, que é um grupo de estudo para roteiro de cinema. Professora e coordenadora da Compasso Academia de Dança, em Belo Horizonte, e curadora do Festival Cabíria, no Rio de Janeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários