Para o bom funcionamento de uma empresa é necessário racionalidade, já que a falta de equilíbrio emocional pode ser crucial para a gestão.

O medo e o estresse interferem diretamente no sucesso e na qualidade de um negócio. Contudo, é importante entender que eles são sentimentos normais, se moderados, já que quando o nível deles aumenta, interferindo na vida do profissional e consequentemente prejudicando o negócio, é necessário mudar e procurar maneiras de acalmar-se.

Alguns medos são muito recorrentes em empresas, como o da falência, por exemplo. Mas é fundamental que o empresário não deixe que ele interfira em suas ações. Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e Master Coach do Instituto Evex, na Área de Negócios, esclarece que para o bom funcionamento de uma organização é fundamental que as decisões tomadas sejam de maneira racional, calma e equilibrada. “Uma pessoa estressada pode não conseguir agir dessa forma”, declara.

Principais erros

Valéria Bax comenta sobre alguns dos principais erros que o profissional pode cometer quando está em situação de estresse e medo. “Perder o foco no negócio é o principal erro que pode atrapalhar extremamente o desenvolvimento da empresa. Quando a pessoa está com o emocional abalado ela pode acabar deixando de lado outros campos de sua vida, como o profissional”. Ela ainda acrescenta que não planejar também é uma péssima decisão. “Quando o empresário se organiza e planeja, ele consegue ter uma visão mais clara de como vai o desenvolvimento do seu negócio. O que pode ajudar na diminuição do medo”, garante.

Por fim, a especialista comenta sobre as consequências da falta de controle. “Ao agir de maneira irracional, o profissional pode perder o controle da sua empresa e correr sérios riscos, chegando até mesmo à falência”, alertou.

Dicas de como diminuir o estresse

Dê um tempo

Quando se está sobre pressão é fundamental tirar um tempo para si mesmo e fazer uma pausa mental. Se acalme e clareie sua mente.

Respire fundo

O estresse faz com que a respiração se torne rápida e curta, o que desfavorece a oxigenação do cérebro afetando o raciocínio da pessoa. Por isso, lembre-se de respirar profundamente e com calma.

Procure ajuda

Se você está passando por dificuldades causadas pelo medo e estresse, não evite procurar ajuda de algum profissional em saúde mental e uma consultoria na área de negócios para traçar com você as melhores estratégias para a sua empresa.

Pense positivo

Em situações de estresse, a mente é invadida por pensamentos negativos. Portanto, é de grande importância a realização de exercícios mentais que afastam esses pensamentos, focando apenas nos positivos e esperançosos.

Fonte: Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e Master Coach na Área de Negócios. Formada em Comunicação, Especialista em Gestão de Negócios, Marketing e Comercial.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários