Thiago Bañares – Divulgação.

 

Dia 9 de abril, Caio Soter divide a cozinha com dois grandes nomes nacionais

 

Com o objetivo de projetar a gastronomia mineira para seu merecido lugar de destaque, não apenas no Brasil, mas no mundo, o Pacato recebe com frequência renomados chefs em sua cozinha. No dia 9 de abril, Caio Soter divide as bancadas com dois grandes nomes em um jantar a seis mãos: Thomas Troisgros Thiago Bañares.

 

À frente do Toto (RJ) e do Oseille (RJ), Thomas também responde por diversas outras marcas como T.T. Burger, Três Gordos, Tom Ticken e Marola. O chef une a tradição familiar nas cozinhas com um tino para o empreendedorismo que o alçou à posição de um dos maiores empresários da hospitalidade do Brasil.

 

“É com um prazer enorme que eu recebi esse convite para cozinhar no Pacato, com o Caio. Cozinheiro que faz muito pela gastronomia do seu estado, que valoriza o produto, assim como a maioria dos mineiros. Ir a BH pra mim é motivo de alegria, porque eu também sou fã da gastronomia mineira. Amo queijo, amo o jeito que eles trabalham o porco. E tô levando, então, aqui do Rio, um pouco dos pratos que eu faço no meu restaurante. Usando ingredientes brasileiros, técnicas francesas, trazendo um pouco do meu know-how gastronômico que eu tenho trilhado até hoje. E outro prazer também será trabalhar com o Thiago, um dos cozinheiros que eu mais admiro nesse país e que faz a cozinha quente asiática, japonesa, como ninguém”, celebra Thomas Troisgros.

 

Thiago Bañares foi o primeiro brasileiro a figurar simultaneamente em duas listas do World’s 50 Best, sendo reconhecido por um dos melhores bares do mundo com o Tan Tan (SP), assim como um dos melhores restaurantes com o Kotori (SP). Ele também foi eleito uma das personalidades mais influentes do mundo em mixologia.

 

Com o intercâmbio gastronômico, os chefs convidados podem conhecer de perto a culinária produzida pelo Pacato, que celebra os ingredientes locais, e trazer, ao mesmo tempo, suas próprias tradições, técnicas e influências. Neste noite, Minas, Oriente e França estarão à mesa em um menu degustação único.

 

Sobre o Pacato

Com dois anos de funcionamento, o Pacato consolida-se como um dos principais restaurantes de Belo Horizonte na cozinha mineira contemporânea. Este reconhecimento foi chancelado por diversos títulos como “Novidade do Ano”, pelo prêmio “Melhores do Ano 2022”, da Prazeres da Mesa, além de figurar em 21º na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil, pela Revista Casual Exame. Em 2024, o Pacato ainda passou a integrar a 50 Best Discovery, coleção digital que aponta os melhores destinos para experiências culinárias.

 

Chef Caio Soter

Nascido em Belo Horizonte, Caio Soter sempre teve uma ligação forte com o território e, consequentemente, com a cozinha mineira. Em 2017, fundou a Umami Steaks, marca pioneira em carnes dry aged em Minas Gerais. Neste mesmo ano trabalhou com chefs renomados como Felipe Rameh, Fred Trindade, Flávio Trombino e Felipe Galastro. Em 2019, assumiu a chefia do restaurante Alma Chef, também na capital mineira, onde desenvolveu um trabalho inspirado na culinária mineira tradicional feita com ingredientes regionais e, por esse trabalho, foi premiado como Chef revelação da cidade. Em 2020 participou da segunda edição do programa de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo e, em setembro do mesmo ano, assumiu a cozinha do restaurante O Jardim. O ano de 2021 marca sua carreira com a abertura de seu primeiro restaurante, O Pacato, e de sua consolidação não apenas como um grande cozinheiro, mas como formador de profissionais da cozinha e mentor de transições de carreira para a gastronomia.

 

Vitor Velloso

Mineiro de Belo Horizonte, Vitor se estabeleceu em São Paulo em 2001, onde desenvolveu sua carreira em gestão e investimentos, com passagens também pelo mercado publicitário. Entusiasta da gastronomia, em 2019 decidiu entrar no mercado de restauração e fez sua estreia no setor com o Pacato, vendo em Belo Horizonte o local ideal para iniciar um processo de resgate histórico da gastronomia mineira, uma das mais relevantes do país. O empreendedor inaugurou em 2022 o bar Pirex, também em Belo Horizonte, na praça Raul Soares, e planeja ainda para 2023 outros dois novos empreendimentos.

 

SERVIÇO

Restaurante Pacato 

Menu a seis mãos com Thomas Troisgors e Thiago Bañares

9 de abril, às 19h

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 2735, Bairro Lourdes

Lugares limitados

Reservas: (31) 98324-8736

Instagram: @pacatobh

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários