Na imagem: a Psicóloga Kelly Ribeiro, do Projeto Social Joias.

Kelly Ribeiro, Psicóloga e Edvane Rodrigues, Assistente Social, são as profissionais que desempenham o serviço por meio do projeto

 

Técnicas de intervenção, organização dos processos de trabalho, como também, características que trazem sentidos subjetivos, como o contato com o sofrimento mental que traz angústias e muitas vezes sobrecarga emocional nas pessoas. Essas são algumas das abordagens do trabalho Psicossocial, que agora, através do Projeto Social Joias – Transformando pelo Abraço e Promovendo a Vida, está sendo realizado em Mário Campos-MG. Kelly Ribeiro, Psicóloga e Edvane Rodrigues, Assistente Social, são as profissionais responsáveis por essa atividade que vem ganhando destaque no município.

De acordo com a Psicóloga Kelly Ribeiro, do Projeto Social Joias – Transformando pelo Abraço e Promovendo a Vida, o trabalho Psicossocial realizado através do projeto tem suma importância na cidade. “Uma equipe Psicossocial é de grande relevância, já que a Psicologia tem o papel de oferecer a valorização da experiência subjetiva dos indivíduos, contribuir para fazê-los reconhecer sua identidade, seu poder pessoal, visando à potencialização e recursos psicossociais, individuais e coletivos frente às situações de risco e vulnerabilidade social”, explica.

Segundo a profissional, existe uma grande satisfação dos alunos nas atividades do Projeto Social Joias. “Sempre cumprimento as alunas do artesanato que é feito na ‘casa’ e os relatos sempre são positivos, tanto que elas dizem que estão gostando das aulas. É perceptível também o empenho das professoras quanto dos alunos que estão realizando os artesanatos. Ou seja, a sensação que tive foi de que parece que tem anos que estão aprendendo e o resultado do aprendizado tem sido muito rápido. Mesmo tendo somente dois meses, o desenvolvimento de todos é de encher os olhos”, completa Kelly Ribeiro.

Mais apoio

Para Edvane Rodrigues, Assistente Social do Projeto Social Joias – Transformando pelo Abraço e Promovendo a Vida, atuar nessa área foi uma forma de ampliar as experiências e de ajudar mais pessoas. “O que me levou a trabalhar no Psicossocial foi ampliar os conhecimentos, pois nunca tinha trabalhado em projeto social grande, que atendesse várias pessoas, de variadas idades, ou seja, de crianças até idosos. Já trabalhei no município como Assistente Social em 2018, na parte da vulnerabilidade social e, também na área da Saúde e através desse trabalho, pude conhecer a realidade social, econômica e Psicossocial da população”, menciona.

Edvane Rodrigues, Assistente Social do Projeto Social Joias.

Para ela é um trabalho essencial. “De 2018 até 2020 pude ver de perto esse contexto social de Mário Campos. É um trabalho de muita importância, pois vejo como um investimento na reabilitação dos usuários e no fortalecimento dos laços familiares. Além disso, é a oportunidade de trazer lazer, porque a população é carente nisso e a longo prazo, é a chance de inserir essas pessoas no mercado de trabalho”, conclui Edvane Rodrigues, Assistente Social.

“Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019”.  

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários